quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Primeiro dia de aula. Ensino Fundamental.




Governador e secretário participam de abertura oficial do ano letivo

Com um auditório lotado de educadores, foi aberto oficialmente o ano letivo na rede estadual, em evento realizado nesta terça-feira (24), em Porto Alegre. A conferência, para um público de aproximadamente 500 pessoas, entre professores, funcionários, diretores de escola e autoridades, antecipa a chegada de cerca de 970 mil estudantes nos 2.568 estabelecimentos de ensino do Estado, marcada para esta quinta-feira (26).
O governador José Ivo Sartori e o secretário estadual da Educação, Vieira da Cunha, participaram do encontro que ocorre no auditório do Ministério Público durante todo o dia. Vieira abriu a solenidade dando as boas-vindas aos educadores e falando sobre a missão que recebeu do governador.
“Estamos conscientes dos grandes desafios que vamos enfrentar, mas acima de tudo estamos muito entusiasmados, muito motivados. Tenho certeza que a mesma dedicação e empenho que eu e a minha equipe estamos tendo, haverá da parte dos nossos coordenadores regionais, dos nossos diretores, professores e servidores, da comunidade escolar em geral, para que nós possamos juntos vencer este grande desafio de recolocar a educação pública do Estado do Rio Grande do Sul no patamar que ela já esteve num passado não muito distante”, disse Vieira ao ressaltar que deseja que a Educação se torne um motivo de orgulho para os gaúchos.
Pela manhã, o governador José Ivo Sartori esteve na conferência para também passar sua mensagem aos professores.
“Os alunos, com certeza, são os nossos grandes tesouros e os professores são os nossos ourives, que lapidam o nosso tesouro na sala de aula”, disse Sartori.
O governador salientou que o Estado estará sempre buscando a valorização dos professores e que é preciso haver negociação para superar as dificuldades através da negociação sobre temas recorrentes, como o pagamento do piso do magistério.
“Ninguém pode dizer que vai fazer alguma coisa se não consegue realizar. É preciso ter atitude, ter postura e ter convicção de que realmente se pode modificar esta realidade através do diálogo, porque a educação é maior do que todas as divergências”, comentou o governador.
No discurso, Sartori também ressaltou que a luta dos professores é antiga e que é preciso ir além da questão salarial para melhorar o aprendizado dos alunos.  
“A valorização do professor está sim no seu salário, no que ele ganha, mas também é preciso que ele se sinta valorizado e útil naquilo que ele faz”.

Evento conta com palestrantes que trazem bons exemplos

Para compor a abertura oficial do ano letivo, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) convidou palestrantes a abordar temas prioritários na gestão e que agregassem bons exemplos praticados na área da educação.
Durante a manhã, o coordenador do curso de pós-graduação em Direito da Criança e do Adolescente da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Afonso Armando Konzen, falou sobre o tema “Justiça e Educação: desafios e perspectivas no tratamento do conflito”. Ao apresentar o assunto, Vieira ressaltou que ações, em parceria com outras secretarias, serão feitas para tratar do problema da violência escolar.
“Elencamos assuntos importantes e que serão prioridades no desempenho das nossas atividades. O primeiro tema diz respeito à questão da violência escolar, que lastimavelmente muitas vezes está presente no ambiente escolar. Este é um desafio para todos nós e foi pedido pelo governador que nós atuássemos firmemente no sentido de transformar o ambiente escolar em um ambiente de paz, de boa convivência, da tolerância, do respeito recíproco, em que se saiba conviver com as diferenças“, afirmou.
À tarde, o secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação de Pernambuco, professor Paulo Dutra, falará sobre a implementação da “Escola em Tempo Integral”. Dutra é autor do livro “Educação Integral no Estado de Pernambuco – Uma Política Pública para o Ensino Médio”, que narra os 34 anos de vida do professor dedicados à educação pública no Estado e a implantação pioneira de políticas de ensino médio integral em Pernambuco.
“Desde 2008, o professor tem comandado esta política reconhecidamente exitosa no seu Estado. O próprio Ministro da Educação, Cid Gomes, reconheceu que o Estado que mais evoluiu em educação pública no país é Pernambuco”, comentou Vieira.
Para encerrar a conferência, três escolas estaduais (de Canela, Bagé e Montenegro), apresentarão seus exemplos de gestão que servem de modelo para o painel “Boas Práticas Pedagógicas”.
“Mesmo com todos empecilhos, existem as chamadas ilhas de excelência. Ou seja, algumas escolas que conseguem superar todos os problemas e avançar em tempos de qualidade do aprendizado e em todos os setores. Temos de aprender com estes bons exemplos”, disse Vieira no discurso.

Fonte: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?ID=15807

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015



Consulta pública: Ministério quer ouvir sugestões para programa de valorização de diretores de escolas públicas

Quarta-feira, 04 de fevereiro de 2015 - 16:47

O Ministério da Educação publicou nesta quarta-feira, 4, consulta pública para receber sugestões que ajudarão na criação de um programa de valorização de diretores de escolas públicas de ensino básico municipais, estaduais e federais de todo país. O objetivo é que alunos, pais, professores, gestores, comunidade escolar, academia, estudiosos e sociedade em geral apresentem suas experiências sobre o trabalho de diretores escolares e façam propostas, sugestões e comentários.
Os interessados em contribuir terão até 2 de março para preencher um questionário. O internauta deverá responder a duas perguntas. 1) Como você avalia a importância de um diretor de escola de educação básica? 2) Como você entende que pode ser valorizado o papel do diretor de escola de educação básica?
O ministro da Educação, Cid Gomes, acredita que o primeiro passo para a valorização do diretor de escola é ouvir as pessoas. “É importante que a gente envolva toda a comunidade escolar, para que todos possam dar suas opiniões, expor suas questões, compartilhar conosco suas experiências e seu conhecimento”, explica.
Segundo ele, para participar, basta ter interesse no debate. “Todas as pessoas que tenham algum sentimento de compromisso com a educação, com a melhoria da educação no nosso país, com a valorização da escola, com a compreensão da importância do papel de um executivo, que é o diretor da escola, podem contribuir”, afirma o ministro.
Assessoria de Comunicação Social
Responda à consulta pública
Ouça a exposição do ministro sobre a consulta pública

Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=21076


ONG Parceiros Voluntários busca apoio da Seduc para desenvolver trabalho em escolas

Com exemplos e depoimentos das atividades desenvolvidas em escolas públicas, a ONG Parceiros Voluntários mostrou, na tarde desta quarta-feira, o trabalho feito há 18 anos pela entidade para o secretário Vieira da Cunha e representantes da Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Com a missão de qualificar pessoas e instituições, a Parceiros Voluntários aproxima indivíduos de empresas e está presente nas escolas por meio do programa Tribos – Nas Trilhas da Cidadania.
A reunião aberta pelo secretário e conduzida pela presidente da organização, Maria Elena Johannpeter, mostrou um pouco da cultura do voluntariado disseminada pela instituição e buscou ampliar a parceria com as escolas, por meio da Seduc. “Se este programa tiver a chancela da Secretaria da Estadual Educação, acho que irá avançar bem mais rápido”, disse Maria Elena.
Inserido no contexto da comunidade, o Tribos é um programa desenvolvido pelos próprios estudantes, com a orientação de um educador. Ele já ocorre, por exemplo, em 10 escolas estaduais de Montenegro, onde são feitas atividades como visitas em asilos, creches e atividades na própria escola. Na reunião, foram apresentadas as experiências desenvolvidas no CIEP de Montenegro e no Instituto Estadual Rio Branco, na Capital.
Após acompanhar a apresentação, o secretário Vieira da Cunha comentou que a Seduc está aberta para incentivar a implementação do Tribos nas escolas. “Vamos conversar e ver de que maneira podemos abrir as portas e fazer esta parceria, para começar o ano letivo já com este instrumento que pode ser oferecido às escolas. Com certeza, vai ajudar a atingir os nossos objetivos de gestão, que visam melhorar a qualidade da Educação no nosso Estado”.

Fonte: http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/noticias_det.jsp?ID=15782